Lisboa recebeu a II Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, de 27 de junho a 1 de julho de 2022. A Escola Azul teve a oportunidade de participar, assistir e intervir nalguns dos eventos que marcaram a semana. A semana da Escola Azul foi desde logo marcada pela organização do evento “A Criar Gerações Boa Onda”, mas houve mais….

🌊 Making Blue Education Mainstream

A Escola Azul foi um de vários programas de Literacia do Oceano que assinou o “Charter for Blue Education in Europe”, uma declaração conjunta que assume um compromisso em desenvolver estratégias comuns para implementar Literacia do Oceano nas escolas a nível europeu.
Esta assinatura decorreu no Pavilhão do Conhecimento e foi o culminar da sessão “Making Blue Education Mainstream”, um side event da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas.

🌊 Sea Beyond

Lisboa recebeu a final do projeto Sea Beyond, promovido pela Prada e IOC UNESCO, e que contou com a participação de duas Escolas Azuis portuguesas.
A Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade e o Agrupamento de Escolas de Vialonga participaram neste projeto internacional dedicado à sustentabilidade e preservação do Oceano e que desafiou os alunos das escolas participantes a fazerem uma interpretação livre de cada um dos dez desafios da Década do Oceano.

🌊 Ocean Literacy Dialogues

A Raquel Costa e a Patrícia Conceição, da Coordenação Escola Azul, participaram na sessão Ocean Literacy Dialogues, um side event da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas.
Esta sessão, inteiramente dedicada à Literacia do Oceano, reuniu várias redes e entidades que promovem Literacia do Oceano a nível internacional. A organização foi da IOC-UNESCO e da EU4Ocean Coalition.