Literacia do Oceano é a compreensão da influência do Oceano em nós e da nossa influência no Oceano.
Mais do que sensibilizar a sociedade, é incentivar todos os cidadãos e stakeholders para assumirem atitudes informadas e responsáveis sobre o Oceano e os seus recursos.
Literacia do Oceano vai para lá do conhecimento. É também comunicar, agir e decidir. É compreender que temos responsabilidades individuais e coletivas para com o Oceano.
Uma pessoa literata no Oceano consegue:
- Compreender a importância do Oceano para o Homem
- Comunicar sobre o Oceano de forma consciente e informada
- Agir, intervir e decidir para promover uma sociedade mais azul
Na Escola Azul adotamos uma visão da Literacia do Oceano que articula a abordagem multiperspectiva da COI-UNESCO e os sete princípios de Literacia do Oceano. Esta é uma conceção abrangente e holística, mais facilmente adaptável e adotável em diferentes contextos geográficos, históricos e culturais. A Literacia do Oceano pode, então, ser encarada a partir de diferentes perspetivas e não apenas de um ponto de vista exclusivamente científico, alargando assim o espectro de atores envolvidos na promoção de Literacia do Oceano.
Nesta área, a equipa Escola Azul desenvolveu um artigo que reflete sobre a Literacia do Oceano em Portugal e no Mundo e sobre o papel do programa Escola Azul na mudança de atitudes relativamente ao Oceano. Foi publicado em setembro de 2020 como Working Paper do Instituto Português de Relações Internacionais – Universidade Nova de Lisboa.
Acedam aqui ao artigo “Literacia do Oceano: Dos Princípios à Década da Ciência do Oceano”.