1. REGISTO
Só com o registo na plataforma terá acesso ao formulário de candidatura.
2. CANDIDATURA
O formulário de candidatura da escola deverá ser preenchido pelo professor que irá assumir o papel de Professor Coordenador do projeto na escola. Neste formulário, será necessário:
- Escolher um desafio Escola Azul para explorar ao longo de dois anos
- Identificar uma questão ou objetivo para a escola dar resposta no final dos dois anos
- Cumprir todos os requisitos Escola Azul
- Submeter a candidatura quando o formulário estiver todo preenchido (é possível ir gravando o formulário à medida que se vai preenchendo)
3. ANÁLISE
Mais do que uma avaliação, este passo representa uma interação entre a escola e a Coordenação Escola Azul. Depois da submissão da candidatura, esta será analisada pela Coordenação Nacional, com o apoio da Comissão Científico-Pedagógica. Caso a candidatura não preencha todos os requisitos necessários, a Coordenação dará orientações e sugestões para elevar o projeto da escola, permitindo ajustar a candidatura em conformidade. Assim, durante o processo de análise, o Professor Coordenador vai:
- Receber notificações da Escola Azul com recomendações para o projeto
- Fazer as alterações necessárias no formulário de candidatura, tendo em conta as recomendações da Coordenação Nacional e da Comissão Científico-Pedagógica
- Voltar a submeter a candidatura
4. VALIDAÇÃO
Com a candidatura aprovada, a escola é validada como Escola Azul. Nesta fase, o Professor Coordenador:
- Recebe a notificação de aprovação da candidatura e o respetivo certificado Escola Azul
- Ganha acesso à 'Área do Professor' (dentro do menu 'Embarcar') onde pode nomear os alunos embaixadores e ir acrescentando todas as informações pertinentes sobre o desenvolvimento do projeto da escola