Image 07 bkb

1. REGISTO

Só com o registo na plataforma terá acesso ao formulário de candidatura.

2. CANDIDATURA
O formulário de candidatura da escola deverá ser preenchido pelo professor que irá assumir o papel de Professor Coordenador do projeto na escola. Neste formulário, será necessário:

• Escolher um desafio Escola Azul para explorar ao longo de dois anos
  • Identificar uma questão ou objetivo para a escola dar resposta no final dos dois anos
  • Cumprir todos os requisitos Escola Azul
  • Submeter a candidatura quando o formulário estiver todo preenchido (é possível ir gravando o formulário à medida que se vai preenchendo)

3. ANÁLISE
Mais do que uma avaliação, este passo representa uma interação entre a escola e a Coordenação Escola Azul. Depois da submissão da candidatura, esta será analisada pela Coordenação Nacional, com o apoio da Comissão Científico-Pedagógica. Caso a candidatura não preencha todos os requisitos necessários, a Coordenação dará orientações e sugestões para elevar o projeto da escola, permitindo ajustar a candidatura em conformidade. Assim, durante o processo de análise, o Professor Coordenador vai:

• Receber notificações da Escola Azul com recomendações para o projeto
  • Fazer as alterações necessárias no formulário de candidatura, tendo em conta as recomendações da Coordenação Nacional e da Comissão Científico-Pedagógica
  • Voltar a submeter a candidatura

4. VALIDAÇÃO
Com a candidatura aprovada, a escola é validada como Escola Azul. Nesta fase, o Professor Coordenador:

• Recebe a notificação de aprovação da candidatura e o respetivo certificado Escola Azul
  • Pode solicitar à Coordenação Nacional a realização de uma formação para professores de introdução ao programa Escola Azul e à temática da Literacia do Oceano. Esta formação é exclusiva para as Escolas Azuis que verifiquem dificuldades no arranque ou desenvolvimento do seu projeto e está sujeita à disponibilidade da Coordenação do programa.