Publicado em setembro de 2020 como Working Paper do Instituto Português de Relações Internacionais – Universidade Nova de Lisboa, este é um artigo da autoria da equipa Escola Azul, refletindo sobre a Literacia do Oceano em Portugal e no Mundo e sobre o papel do programa Escola Azul na mudança de atitudes relativamente ao Oceano.

Aceda ao artigo “Literacia do Oceano: Dos Princípios à Década da Ciência do Oceano”

Abstract
A Literacia do Oceano nasceu em 2004 nos EUA como uma resposta à inexistência de temas relacionados com o oceano no ensino formal. Ao longo dos últimos 16 anos o conceito evoluiu e foi adotado e adaptado um pouco por todo o mundo. Da evolução do conceito de Literacia do Oceano em Portugal nasceu em 2017 o programa Escola Azul. A Década das Nações Unidas dedicada à Ciência do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável que agora se inicia é o enquadramento perfeito para que a Literacia do Oceano se afirme estrategicamente a nível global, atuando como aglutinador de ações, setores e atores, a uma só voz.