O dia Escola Azul celebra-se a 19 de maio e, para assinalar este dia em 2021, pedimos aos alunos para enviarem cartas a empresas, em nome do Oceano. Qual o objetivo? Sensibilizar positivamente empresas e marcas e motivá-las a serem mais responsáveis, mais participativas e a contribuir para a sustentabilidade do Oceano!

No dia Escola Azul, todas as Escolas Azuis escreveram e enviaram cartas a uma empresa à sua escolha que forneça sumos e/ou leites individuais com palhinhas descartáveis associadas.

Procurámos que as Escolas Azuis mostrassem que querem soluções e que apresentassem alternativas criativas para substituir o uso de palhinhas descartáveis de plástico. As empresas foram desafiadas a formar parcerias com as escolas, porque só em conjunto seremos capazes de fazer mudanças significativas em prol do Oceano.

As cartas foram enviadas no dia 19 de maio, para assinalar esta ação a nível nacional no dia Escola Azul. Os envelopes foram identificados exteriormente com o selo-autocolante #EmNomedoOceano. Nesse dia 19 de maio, alunos e professores partilharam nas redes sociais fotografias da ação, utilizando os hashtags #DiaEscolaAzul #EmNomedoOceano #EscolaAzul #OceanDecade.

Ao todo, mais de 1500 cartas foram enviadas, e mais de 6000 alunos se envolveram na iniciativa.

Vejam imagens da iniciaiva "Em Nome do Oceano" no Facebook.
Vejam imagens da iniciaiva "Em Nome do Oceano" no Instagram.

Muitas das marcas e empresas que receberam cartas dos alunos de Escolas Azuis não os quiseram deixar sem resposta e, cada uma à sua maneira, enviaram respostas personalizadas aos apelos que foram feitos.

Muitas destas marcas já têm apostado em modelos de produção sustentáveis e esperamos que as cartas que receberam tenham funcionado como motivação para fazerem ainda mais pela saúde do nosso planeta. Fica o nosso agradecimento!