Logo rpmar trimmed

É o novo desafio da Escola Azul para o ano letivo 2020/21 e foi o Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, a dar o tiro de partida.

Chama-se “O Nosso Oceano em 2030” e é dirigido a Escolas Azuis e alunos de todos os ciclos de ensino, envolvendo-os nos objetivos da Década da Ciência do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030) da ONU. A participação foi feita através de duas rotas:

🗣️ Debates – Compromissos para o Nosso Oceano em 2030
As escolas promovem debates entre alunos para identificar 10 compromissos da escola para um Oceano melhor em 2030. Cada escola envia a sua lista e estará depois representada em debates regionais e nacionais para selecionar os 10 compromissos da Escola Azul a entregar ao Ministro do Mar. 
    🗓️ Deadline para envio de compromissos das escolas: 31 de março de 2021

Ilustrações – Como Quero o Oceano em 2030?
Como queremos que seja o Oceano em 2030? Os alunos criam uma imagem (desenhos, colagens, maquetes, digital) que responda a esta questão, acompanhada de uma frase ou slogan. 

    🗓️ Deadline: 31 de março de 2021

Após esta fase, foram organizados debates regionais para definir os 10 compromissos de cada Região. Cada Escola Azul participante seleccionou alunos representantes para participar nestes debates. Os debates regionais foram transmitidos em direto no canal de YouTube da Escola Azul.

  

No dia 26 de maio de 2021, decorreu o Debate Nacional para discutir os 10 compromissos Escola Azul para "O Nosso Oceano em 2030". A jornalista Catarina Canelas foi a moderadora de um debate com 10 alunos de diferentes pontos do país. A transmissão do evento foi realizada em direto no nosso canal de YouTube e a abertura da sessão foi feita pelo Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos. 

Estes são os 10 compromissos da Escola Azul para o Nosso Oceano em 2030.