É uma das grandes novidades da Escola Azul para o ano letivo 2024/25! Vamos dar a 120 professores da rede a oportunidade de participarem na Capacitação de Professores “Guardiões do Oceano”.

Este programa de monitorização costeira para a comunidade escolar tem vindo a ser realizado ao longo dos últimos anos em Portugal, com grande adesão e excelente feedback por parte de professores da rede Escola Azul. Assim, para este ano letivo, a Coordenação Escola Azul irá dar a oportunidade de participar a um máximo de 120 Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário (todos os grupos de recrutamento).

A capacitação consiste em sessões acreditadas, no regime b-learning, com uma duração de 50 horas: 25h presenciais e síncronas + 25h de trabalho autónomo. Temos 15 vagas multiplicadas por 8 turmas distribuídas geograficamente da seguinte maneira: Norte (2 turmas); Centro e Oeste; Grande Lisboa (2 turmas); Península de Setúbal; Alentejo; Algarve. Na imagem em baixo podem consultar a calendarização das sessões.

Para se candidatarem a participar, os professores interessados devem preencher o seguinte formulário (https://forms.gle/eokKvqpWmBgCQqUD7) até ao dia 30 de outubro. Tenham em atenção os seguintes critérios de seleção:
     1.º - Professor diretamente envolvido no projeto Escola Azul da sua escola
     2.º - Ordem de inscrição
     3.º - Máximo de 1 Professor por Escola Azul
     4.º - Máximo de 3 Professores por Agrupamento

Objetivos

• Capacitar professores para a utilização de novas ferramentas pedagógicas que promovam a Literacia do Oceano de forma prática e transdisciplinar no programa escolar.
  • Envolver a comunidade escolar nas grandes questões que impactam o Oceano, motivando-os a transformarem-se em agentes de mudança em suas comunidades.
  • Fomentar o intercâmbio de dados, ideias, projetos e ações práticas em prol da preservação do Oceano.

Aproveitem esta oportunidade!