A European Marine Observation and Data Network - EMODnet é uma rede de entidades europeias que colaboram na observação, recolha e disponibilização de dados do mar, nas mais variadas dimensões. O acesso rápido a dados precisos é vital para lidar convenientemente com ameaças ambientais, para o desenvolvimento de políticas de proteção de áreas vulneráveis, para perceber tendências e conseguir prever desenvolvimentos e alterações futuras. Beneficia todos aqueles a quem os dados marinhos possam interessar, incluindo políticos, cientistas, indústria e público em geral.

A Escola Azul colabora com a EMODnet, tendo reunido um grupo de trabalho constituído por professores de Escolas Azuis com o intuito de criar ferramentas educativas em português que facilitem a utilização do European Atlas of the Seas (Atlas Europeu dos Mares) em contexto escolar e de sala de aula.

O European Atlas of the Seas é um dos recursos mais importantes da EMODnet, fornecendo informações sobre o ambiente marinho da Europa, abrangendo temas como natureza, turismo, segurança, energia, transporte de passageiros, fundo do mar, consumo de pescado e muito mais. Os utilizadores do Atlas beneficiam de um catálogo que inclui mais de 200 camadas de mapas para explorar. O European Atlas of the Seas é uma ferramenta aberta e disponível para qualquer um, sendo ideal para escolas, investigadores, profissionais, ou simples curiosos.