Logo mem2

A Escola Azul e o #EstudoEmCasa Apoia embarcaram em conjunto no 2.º ciclo de webinars “Em Defesa do Oceano”. O objetivo foi o de dar voz aos alunos, estimulando a participação crítica e ativa, e ainda dar voz às pessoas do Mar, que tanto saber e vivências têm para partilhar com todos nós. 

Foram realizados 8 webinars, que tiveram lugar em escolas, com emissão streaming através da plataforma YouTube. Escolas e autarquias foram convidadas a participar ativamente nestes momentos de partilha de conhecimento. 

Revejam abaixo os 8 webinars e consultem o volume II do E-Book "Em Defesa do Oceano", que resultou deste ciclo de webinars.

_________________________________________________________________________

A oitava sessão decorreu a 10 de maio e foi dinamizada pelas biólogas marinhas, Carla Tabaio e Cátia Nunes, tendo como tema “Um Oceano que nos alimenta".

Pode assistir ao webinar em https://www.youtube.com/watch?v=gQQVpyYAw0U

_________________________________________________________________________

A sétima sessão decorreu a 27 de abril e foi dinamizada pelo biólogo marinho Filipe Parrreira, tendo como tema “Um Oceano a conservar: a Ria Formosa".

Pode assistir ao webinar em https://www.youtube.com/watch?v=b_hG1M0rbBE

_________________________________________________________________________

A sexta sessão decorreu a 20 de abril e foi dinamizada pela geóloga Salomé Meneses, Coordenadora Executiva do Açores Geoparque Mundial da UNESCO, tendo como tema “Um Oceano em Transformação: 9 Ilhas, 1 Geoparque”.

Pode assistir ao webinar em https://www.youtube.com/watch?v=w2iBCWr5dos

_________________________________________________________________________

A quinta sessão decorreu a 22 de março e foi dinamizada pelas biólogas Cláudia Moreira e Filipa Bessa, do MARE- Universidade de Coimbra, tendo como tema “Um Oceano limpo e sem lixo”.

Pode assistir ao webinar em https://www.youtube.com/watch?v=UK7vjrdxZOQ.  

_______________________________________________________________________

A quarta sessão decorreu em 15 de janeiro e foi dinamizada pelo Francisco Lufinha e teve como tema “Um Oceano de Aventura”.

Pode assistir ao webinar em: https://www.youtube.com/watch?v=efc4COxWGZ0

_________________________________________________________________________

A terceira sessão decorreu a 30 de janeiro. Este Webinar foi dinamizada pelo Luís Menezes Pinheiro, do Comité Português para a Comissão Oceanográfica Intergovernamental, tendo como tema “Um Oceano por descobrir”.

Pode assistir ao webinar em: https://youtu.be/SONFI3lznrY  

________________________________________________________________________

A segunda sessão decorreu a 10 de janeiro (entre as 15h e as 16h30), na Escola Secundária Gabriel Pereira, em Évora.

O webinar será dinamizado pelo Pedro Madureira, da EMEPC – Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental, e teve como tema  “Um Oceano Profundo - A Plataforma Continental e os Recursos Minerais Marinhos”.

Pode assistir ao webinar em https://youtu.be/aRNKy72skQE.

_________________________________________________________________________

A primeira sessão decorreu a 30 de novembro (entre as 15h e as 16h30), na Escola Secundária de Carcavelos, com o apoio do Município de Cascais.

O webinar foi conduzido por Mónica Albuquerque, da EMEPC – Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental, e teve como tema “Um Oceano de Espécies”. 

Pode assistir ao webinar em https://youtu.be/GKIcNZObZ3U.

__________________________________________________________________________

Uma das particularidades deste ciclo de webinars é a criação de uma bolsa de moderadores. A Escola Azul e o #EstudoEmCasa Apoia querem contar com a participação de alunos do 3.º Ciclo e Secundário de Escolas Azuis para fazer a moderação online dos webinars. As inscrições já estão abertas através do seguinte formulário: https://forms.gle/5tqY24aSEkpX7BPB8

Saiba mais sobre a 1.ª edição do “Em Defesa do Oceano”, onde se realizaram 7 webinars, com a participação de 13 especialistas, 12 alunos moderadores e perto de 3000 inscritos.