Logomem2

A Escola Azul volta a associar-se à Hidroval e ao Pavilhão da Água, no lançamento da 3.ª edição do Concurso de Ilustrações “Água, Só Há Uma”.

Aberto a Escolas Azuis de todos os ciclos de ensino, o concurso tem, este ano, o mote da “Pegada Hídrica”. Até 12 de novembro, cada escola pode submeter um máximo de 3 ilustrações a concurso, através do formulário disponível em www.hidroval.pt/lp_agua-so-ha-uma_2025.

   

Ao todo, a Hidroval recebeu 121 ilustrações a concurso, correspondentes a alunos de 46 Escolas Azuis. O júri, composto por membros da Hidroval, Escola Azul e Pavilhão da Água, selecionou 25 ilustrações para integrarem o calendário corporativo da Hidroval e ainda 3 vencedores.

1.º lugar: Teresa Read, Escola Professor Óscar Lopes, Matosinhos
2.º lugar: David Ferraz, Edwardo Garcia, Joana Mendonça e Santiago Aveiro, Escola EBS/PE e Creche do Porto Moniz
3.º lugar: Mariana Neto Sousa, Escola Básica e Secundária de Santa Cruz

Todas as ilustrações submetidas serão agora integradas numa exposição que ficará no Pavilhão da Água (Porto). 

A 3.ª edição do concurso de ilustrações "Água, Só Há Uma!" convidou os alunos a refletirem sobre a Pegada Hídrica através da arte e criatividade, incentivando a mudança de hábitos e a regeneração do planeta com base no conhecimento científico e tecnológico.

O tema da pegada hídrica pretende explorar como os nossos hábitos de consumo impactam os recursos hídricos do planeta. O tema enfatiza a urgência de usar o conhecimento atual para modificar comportamentos, promover a sustentabilidade e evitar danos irreversíveis ao meio ambiente.

Usamos água todos os dias. Bebemos, tomamos banho, lavamos a roupa e a loiça… Mas a água também está presente no processo de fabrico/produção de todos os produtos que consumimos: alimentos, roupas, calçado, dispositivos eletrónicos, etc. A pegada hídrica diz-nos quanta água é realmente usada para produzir todos esses produtos. Todos nós temos também uma pegada hídrica pessoal, que está relacionada com o que comemos, compramos e usamos. 

Regulamento do Concurso
Formulário para Envio de Trabalhos