Logo mem

Disciplinas: Cidadania e Desenvolvimento; Português; Ciências Naturais; TIC
Duração: Serão 100 dias, de acordo com o nome do projeto
Anos Letivos: No 1.º ano de vigência do projeto (ano letivo 2020/21), foram envolvidos sobretudo os alunos do 6.º ano, justificados pela verba disponível para a aquisição dos cantis de metal. No 2.º ano e com apoio da Autarquia de Sesimbra, foi possível estender o mesmo projeto (com início em 16 de novembro) a todos os alunos do 1.º ciclo deste Agrupamento - 16 turmas, bem como aos alunos do 5.º ano de escolaridade - 6 turmas.
N.º Máximo de Alunos Participantes: Os alunos participantes no 1.º ano do Projeto (2010/21) foram 92. No 2.º ano do Projeto são 504 os alunos envolvidos.

Objetivos e Descrição Geral da Atividade:
Integrado no conjunto de «Escolas Azuis», o Agrupamento tem vindo a desenvolver várias atividades ligadas à temática dos Mares e dos Oceanos, tendo constituído como princípios de ação os seguintes objetivos:

- Desenvolver o espírito crítico ligado às problemáticas ambientais da atualidade - poluição, uso excessivo dos recursos naturais, sustentabilidade e desenvolvimento de energias renováveis - através da realização de pesquisas orientadas e apresentação de resultados;
 - Aplicar conhecimentos na vida ativa adquiridos pela pesquisa e observação como Cidadão do Mundo no âmbito da defesa e proteção ambiental no âmbito marinho;
 - Comunicação/divulgação por parte dos alunos das ações desenvolvidas com base na sua participação ativa em desafios ligados à proteção ambiental, nomeadamente através de textos, fotografias, desenhos e vídeos.

Justificava-se assim a elaboração de um projeto que tivesse em atenção estes três princípios, algo que se materializou em 100 dias onde o plástico de utilização única ou descartável foi limitado no uso diário dos nossos alunos, nomeadamente as garrafas de plástico que foram substituídas por cantis de metal, levando à consequente redução do lixo de plástico nos mares e oceanos.
Para além da promoção de valores e mudança de comportamentos face ao ambiente, os nossos alunos aprenderam o exercício de uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas ambientais atuais, fatores necessários para a participação ativa na tomada de decisões fundamentadas numa sociedade democrática face aos efeitos das atividades humanas sobre o ambiente.
Assim se conseguiu encontrar nas Escolas do Agrupamento um local privilegiado para alterar comportamentos realizando campanhas de redução do consumo de plástico descartável, mas também no contexto familiar, de forma a contribuírem para a redução do plástico nos oceanos.

Materiais Necessários:
O material principal envolve a aquisição de cantis de metal (a quantidade depende do número de alunos envolvidos), tendo em atenção a sua utilização em vez de garrafas de plástico de uso único ou descartável.
Naturalmente, terão de haver despesas a nível promocional sobre a iniciativa e os convites a endereçar às Instituições que colaborem com o projeto, nomeadamente Autarquias, Programas Escolares e Instituições ligadas à Água e ao Ambiente (E.N.A, por exemplo - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, como foi o nosso caso, ou mesmo o Programa Eco-Escolas).

Passo a Passo:

1.ª Fase: Reunião de trabalho para exposição de ideias quanto à participação do AE da Quinta do Conde no Programa Escola Azul, para o ano letivo de 2020/21. Planificação da ideia apresentada sobre a substituição de garrafas de plástico por cantis de metal para projeto de trabalho com os alunos: objetivos relacionados com o projeto a desenvolver; indicação de orçamentos a solicitar às empresas do ramo; solicitação de apoios autárquicos para financiamento do projeto;

2.º fase: Elaboração de um programa envolvendo a entrega dos cantis aos alunos em cerimónia especial, endereçando convites a entidades oficiais para estarem presentes na entrega dos cantis aos alunos.

3.º fase: Cerimónia de entrega dos cantis aos alunos no âmbito  do programa Escola Azul, com a presença e participação dos convidados de várias instituições apoiantes do projeto.

Dicas do Professor:
Sugerimos sempre um contacto prévio com a Autarquia local para  estabelecer uma parceria em termos de financiamento do Projeto desta natureza. A divulgação da atividade pode ser também solicitada a uma rádio local, tal como fizemos com a Rádio da Quinta do Conde.

Saiba Mais:
Pensamos que este link e a atividade aí descrita, mesmo em termos noticiosos, incidem claramente no objetivo final que temos com este Projeto, especialmente pela eliminação, à partida, de focos poluentes nos oceanos, como são os plásticos de uso descartável: www.tsf.pt/portugal/sociedade/crescer-pelo-mar-um-projeto-que-leva-jovens-em-risco-a-preservar-os-oceanos-12751369.html

Literacia do Oceano:
          - Perspetiva Ciência
                    - Princípio 6. O Oceano e a humanidade estão fortemente interligados.
         - Perspetiva Sustentabilidade

Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável:
          6 – Água Potável e Saneamento
          11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis
          12 – Produção e Consumo Sustentáveis
          14 – Proteger a Vida Marinha

Autores:
Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde
        Pedro Delgado (Coordenação do Programa Escola Azul)
        Albertina Vieira (Coordenação Eco-Escolas)
        Teresa Seixas (Docente de Ciências Naturais e co-autora do projeto)