É o novo desafio da Escola Azul para o ano letivo 2020/21 e foi o Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, a dar o tiro de partida.

Chama-se “O Nosso Oceano em 2030” e é dirigido a Escolas Azuis e alunos de todos os ciclos de ensino, envolvendo-os nos objetivos da Década da Ciência do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030) da ONU. A participação foi feita através de duas rotas:

🗣️ Debates – Compromissos para o Nosso Oceano em 2030
As escolas promovem debates entre alunos para identificar 10 compromissos da escola para um Oceano melhor em 2030. Cada escola envia a sua lista e estará depois representada em debates regionais e nacionais para selecionar os 10 compromissos da Escola Azul a entregar ao Ministro do Mar.
    🗓️ Deadline para envio de compromissos das escolas: 31 de março de 2021

Ilustrações – Como Quero o Oceano em 2030?
Como queremos que seja o Oceano em 2030? Os alunos criam uma imagem (desenhos, colagens, maquetes, digital) que responda a esta questão, acompanhada de uma frase ou slogan.

🗓️ Deadline: 31 de março de 2021

Após esta fase, foram organizados debates regionais para definir os 10 compromissos de cada Região. Cada Escola Azul participante seleccionou alunos representantes para participar nestes debates. Os debates regionais foram transmitidos em direto no canal de YouTube da Escola Azul.

No dia 26 de maio de 2021, decorreu o Debate Nacional para discutir os 10 compromissos Escola Azul para "O Nosso Oceano em 2030". A jornalista Catarina Canelas foi a moderadora de um debate com 10 alunos de diferentes pontos do país. A transmissão do evento foi realizada em direto no nosso canal de YouTube e a abertura da sessão foi feita pelo Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos.

Estes são os 10 compromissos da Escola Azul para o Nosso Oceano em 2030.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O dia Escola Azul celebra-se a 19 de maio e, para assinalar este dia em 2021, pedimos aos alunos para enviarem cartas a empresas, em nome do Oceano. Qual o objetivo? Sensibilizar positivamente empresas e marcas e motivá-las a serem mais responsáveis, mais participativas e a contribuir para a sustentabilidade do Oceano!

No dia Escola Azul, todas as Escolas Azuis escreveram e enviaram cartas a uma empresa à sua escolha que forneça sumos e/ou leites individuais com palhinhas descartáveis associadas.

Procurámos que as Escolas Azuis mostrassem que querem soluções e que apresentassem alternativas criativas para substituir o uso de palhinhas descartáveis de plástico. As empresas foram desafiadas a formar parcerias com as escolas, porque só em conjunto seremos capazes de fazer mudanças significativas em prol do Oceano.

As cartas foram enviadas no dia 19 de maio, para assinalar esta ação a nível nacional no dia Escola Azul. Os envelopes foram identificados exteriormente com o selo-autocolante #EmNomedoOceano. Nesse dia 19 de maio, alunos e professores partilharam nas redes sociais fotografias da ação, utilizando os hashtags #DiaEscolaAzul #EmNomedoOceano #EscolaAzul #OceanDecade.

Ao todo, mais de 1500 cartas foram enviadas, e mais de 6000 alunos se envolveram na iniciativa.

Vejam imagens da iniciaiva "Em Nome do Oceano" no Facebook.
Vejam imagens da iniciaiva "Em Nome do Oceano" no Instagram.

Formações "Literacia do Oceano para Todos"

A Escola Azul lança neste ano letivo 2020/21 duas oficinas de formação em Literacia do Oceano dirigidas especificamente a professores de Escolas Azuis. Recorrendo a diferentes parceiros da rede Escola Azul, estas formações incidem na Literacia do Oceano a partir de diferentes abordagens e perspetivas, numa visão holística e aplicada que reflete verdadeiramente uma “Literacia do Oceano para Todos”, baseada na visão multiperspetiva adotada pela UNESCO.

Ambas as oficinas de formação estão acreditadas pelo Conselho Científico e Pedagógico de Formação Contínua.

Saiba mais detalhes sobre a oficina de formação "Literacia do Oceano para Todos 1".

Saiba mais detalhes sobre a oficina de formação "Literacia do Oceano para Todos 2".

As Oficinas de Formação “Literacia do Oceano para Todos” chegaram ao fim durante o mês de julho de 2021, com os professores participantes a partilharem de que forma conseguiram colocar em prática os conteúdos apreendidos ao longo do curso.

As formações chegam ao fim com um feedback muito positivo da parte dos participantes. A Escola Azul agradece a todos os professores que participaram e, em especial, aos parceiros que contribuíram com diferentes perspetivas e abordagens para a qualidade e multidisciplinaridade do curso: Help Images; EMEPC - Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental; Docapesca; MARE; ANP/WWF - Associação Natureza Portugal; Universidade dos Valores; Oceanário de Lisboa; Nazaré On_da Wave; Aporvela; OMA – Observatório do Mar dos Açores; SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves; Ciência Viva e DGPM - Direção-Geral de Política do Mar.