Que papel pode ter a psicologia na ação ambiental? E será que há lugar para a esperança e pensamento positivo perante a emergência climática?

A Escola Azul anuncia a realização de dois Webinars que trazem perspetivas muito diferentes e inspiradoras sobre a ação climática. Estas sessões estão abertas a toda a rede Escola Azul: professores, alunos (sobretudo Secundário) ou parceiros. Têm duração aproximada de 1 hora e serão realizadas em inglês.

O objetivo é inspirar e incentivar novas experiências de ensino e de aprendizagem em prol da ação pelo ambiente e pelo Oceano. Serão abordados conceitos como emoções climáticas e bem-estar humano e ecológico, e discutidas práticas transformadoras em educação para o desenvolvimento sustentável.

Os Webinars Open Mind ~ Open Seas, para a rede Escola Azul, são uma iniciativa promovida pela Laura Abels, da Universidade de Kiel, que fez um estágio com a Coordenação Escola Azul no âmbito da sua tese de mestrado em Sustentabilidade, Sociedade e Ambiente.

Let’s Take Environmental Action - With the Help of Psychology

19 de outubro de 2022 – 17h
Karen Hamann

Karen Hamann é investigadora na Universidade de Leipzig. Faz investigação em Psicologia Social e Ambiental sobre ação individual e coletiva, emoções positivas e o sentimento de poder fazer mudanças no mundo. Recorre à sua experiência na promoção de comportamentos ecológicos através do seu trabalho com a ONG Wandelwerk.

Neste webinar serão abordadas as seguintes questões: Como podemos levar mais pessoas a agir com respeito pelo ambiente? Como nos podemos motivar a nós próprios e aos outros a agir de forma sustentável? Como podemos falar sobre sustentabilidade com amigos e familiares?

Exercício Proposto: "My Environmental Psychology Canvas" (em Inglês)
Leitura Complementar: "My Environmental Psychology Canvas" (em Inglês)
Psychology of Environmental Protection: Handbook for Encouraging Sustainable Actions (em Inglês)

Apresentação completa 19/10/2022 (em Inglês)

Exercising Hope in the Climate Apocalypse

27 de outubro de 2022 – 17h
Kat Hamilton

Kat Hamilton é artista e ativista pelo clima e justiça social. Trabalha na Force of Nature, uma ONG que mobiliza os jovens a assumir uma novas mentalidade e postura perante a ação climática. Através da sua ação com a Force of Nature, Kat ajuda os jovens a transformarem ansiedades em ação e tem criado uma rede global de jovens ativistas prontos para mudar o mundo.

Neste webinar vamos explorar como podemos descobrir e ativar a nossa voz perante a crise climática, vamos aprender sobre o poder do ativismo comunitário e vamos perceber que a nossa ação neste tipo de causas também pode ser divertida.

Exercício Proposto: "Emotions Wheel" (em Inglês)