Logomem2

Este desafio resulta de uma parceria entre a Hidroval, a Escola Azul e o Pavilhão da Água, e tem como tema central "Água, só há uma."

As Escolas Azuis são desafiadas a enviar ilustrações que reflitam diferentes perspetivas e aspetos relacionados com a água, com especial foco na sua sustentabilidade. O objetivo é que as ilustrações selecionadas façam parte do Calendário Corporativo da Hidroval para 2024.

Temáticas das ilustrações:

1. Consumo de água na sociedade: Esta temática aborda como a água é utilizada e consumida pela sociedade, destacando o seu uso em atividades do quotidiano, como banho, cozinha, limpeza, agricultura, construção e indústria, e a importância da gestão sustentável deste recurso.

2. Água circular: Refere-se ao processo de reutilização da água, como a reciclagem de água das chuvas para a lavagem de ruas, mostrando como a água pode ser reaproveitada de forma eficiente, contribuindo para a sustentabilidade hídrica.

3. Qualidade da água: Esta temática explora a importância da qualidade da água para a saúde humana e ambiental, destacando questões como a poluição da água, tratamento de água e a necessidade de preservar fontes de água limpa.

4. Água e energia: Aborda a relação entre a água e a produção de energia, incluindo a geração de eletricidade por meio de hidroelétricas e outras fontes de energia renovável, bem como os desafios associados à gestão sustentável desta interação.

5. Smart water - tecnologias em ação: Esta temática explora as inovações e tecnologias avançadas que estão a ser usadas para monitorizar, conservar e otimizar o uso da água, como sensores inteligentes e sistemas de gestão de recursos hídricos.

6. Acessibilidade à água para todos: Destaca a importância do acesso igualitário à água potável para todas as comunidades, independentemente da sua localização geográfica ou condição socioeconómica, e como isso é fundamental para a equidade e os direitos humanos.

Escolas Azuis elegíveis:

Todas as Escolas Azuis pertencentes à rede

Ciclos de Ensino:

• pré-escolar
  • 1º ciclo
  • 2º ciclo
  • 3º ciclo
  • secundário
  • profissional

Regras:

• Cada escola participante pode enviar até três ilustrações relacionadas com estas temáticas, expressando a sua visão única sobre a importância da água e os desafios associados a este recurso vital.
  • As ilustrações podem ser manuais ou digitais
  • É permitido o uso de ferramentas de inteligência artificial para criar as obras de arte.
  • O envio das participações é feito em formato digital (resolução mínima de 300 dpi, tamanho mínimo A4), para o e-mail  sofia.domingues@hidroval.pt, acompanhadas por informações detalhadas sobre o tema escolhido:
    • Título
    • Descrição ou Legenda
    • Nome da escola, turma e nomes dos alunos.
  • Prazo de entrega: até 2 de novembro 2023.
  • Serão selecionadas 25 ilustrações para o calendário da HIDROVAL. As escolas participantes serão informadas sobre as ilustrações selecionadas durante o mês de novembro.
  • Todas as ilustrações submetidas serão exibidas no Pavilhão da Água em 2024, numa data a determinar.

O calendário final para 2024 será enviado em formato físico a todas as escolas participantes e também divulgado no website e nas redes sociais da HIDROVAL ao longo de 2024.

Esperamos que estas temáticas e este desafio estimulem discussões saudáveis nas salas de aula, reconhecendo que as crianças de hoje enfrentarão grandes desafios relacionados com a água no futuro.