A Escola Azul associa-se à Fundação Oceano Azul, Direção-Geral de Educação, Estudo em Casa e Rede de Clubes de Ciência Viva na Escola para o lançamento da iniciativa Rise Up.

Procuramos dar voz aos nossos alunos e envolvê-los na criação de uma carta de ações que será entregue na sessão plenária da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, que decorre em Lisboa, no final de junho.

Numa primeira fase, mais de 20 mil alunos votaram nas que consideram ser as três prioridades mais importantes para a proteção do Oceano.

A segunda etapa deste desafio teve lugar no dia 8 de junho (Dia Mundial dos Oceanos). Cerca de 80 alunos reuniram-se no Oceanário de Lisboa para uma discussão sobre os temas mais votados e ações possíveis para os concretizar. Várias Escolas Azuis estiveram muito bem representadas pelos seus alunos nesta sessão: AE Nazaré, AE João da Rosa, ES D. Manuel Martins, AE Ferreira de Castro, AE Gil Eanes, CED Nossa Sra. da Conceição, EB Mestre Arnaldo Louro de Almeida, EB Geraldes e EB da Prageira.

Os alunos participaram em grupos de discussão com moderadores de relevo: o Ministro da Educação, João Costa; a Responsável da EMEPC, Isabel Leal; o CEO da Fundação Oceano Azul, Tiago. Pitta e Cunha; o vereador da educação da Câmara Municipal de Mafra, António Felgueiras; a Diretora-Executiva da Ciência Viva, Ana Noronha; a Ocean Leader e atleta de bodyboard, Joana Schenker; e a coordenadora do Estudo em Casa, Cláudia Torres.