A EU4Ocean - European Ocean Coalition integra diferentes entidades, projetos e indivíduos que contribuem para a Literacia do Oceano e para a gestão sustentável do Oceano. Com a chancela da Comissão Europeia, esta é uma iniciativa inclusiva que visa dar força e unidade à voz dos Europeus de modo a tornar o Oceano uma preocupação de todos!

A Escola Azul é um dos membros fundadores da EU4Ocean, com particular ação num dos eixos desta iniciativa: a Rede Europeia de Escolas Azuis.

Os principais objetivos da EU4Ocean são:
       - Contribuir para aumentar a consciencialização e intervenção ativa na gestão sustentável do Oceano;
       - Apoiar os membros da coligação a tornarem-se vozes ativas na defesa do Oceano dentro da sua própria área ou região, funcionando também como agentes de mudança no que respeita a percepção, valores, atitudes e comportamentos relativos ao oceano;
       - Colocar a Literacia do Oceano no topo da agenda política, contribuindo para a implementação da política marinha e marítima da União Europeia e para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, em particular o ODS 14 – Proteger a Vida Marinha.

A EU4Ocean combina atividades e ações à escala da União Europeia com ações dedicadas ao Oceano Ártico, Oceano Atlântico (incluindo Mar do Norte), Mar Báltico, Mar Negro, Mar Mediterrâneo e Oceano global.

A coligação desenvolve-se por três eixos: a Plataforma EU4Ocean para entidades e indivíduos envolvidos em iniciativas de Literacia do Oceano; o Fórum Europeu da Juventude para o Oceano, e a Rede Europeia de Escolas Azuis.