Digital 4c h am

A Escola Azul e a Unidade de Controlo Costeiro e Fronteiras da GNR lançaram um apelo à rede Escola Azul: encontrar um nome para a mascote da parceria entre a Escola Azul e a GNR.

Fizemos uma primeira recolha de sugestões junto das Escolas Azuis e recebemos, ao todo, 190 propostas de nomes.

No dia 23 de outubro (em que se celebra o aniversário da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras) anunciámos os três nomes finalistas que foram a votação por toda a rede Escola Azul.

PIPO – Proposta do Colégio Quinta do Lago (Cascais). PIPO são as iniciais de “Porque Importa Proteger o Oceano”.

KAI – Proposta da Escola Básica e Secundária Ordem de Sant'Iago (Setúbal). KAI vem da língua havaiana e significa “Mar”, “Oceano” e, por extensão, “aquele ou aquela que vem do mar”, “do mar, “marinho”.

HIPOMAR – Proposta da Escola Básica da Azurara (Vila do Conde). HIPOMAR combina o nome científico do cavalo-marinho, Hippocampus, com a palavra “Mar”.

O nome eleito foi anunciado no Dia Nacional do Mar (16 de novembro).

Com 49% dos votos recebidos, o nome escolhido foi PIPO! Parabéns ao Colégio Quinta do Lago (Cascais), a Escola Azul que deu esta sugestão de nome.

Inspirada pela criatividade das escolas e pelos muitos nomes sugeridos que evidenciam o papel desta mascote como guardiã do Oceano, a UCCF decidiu ainda atribuir-lhe um título que reforça o seu papel como guardião do mar. Assim nasce: PIPO – O GUARDIÃO AZUL. Um nome que traduz o compromisso da UCCF em assegurar a vigilância, proteção e preservação do espaço marítimo e, simultaneamente, distingue e valoriza o empenho de todas as Escolas Azuis nesta iniciativa.

O 2.º nome mais votado foi HIPOMAR, proposto pela Escola Básica da Azurara (Vila do Conde), com 29% dos votos. A fechar o pódio ficou KAI, da Escola Básica e Secundária Ordem de Sant'Iago (Setúbal), com 22%.

Obrigado a todos os que participaram nesta iniciativa e aos mais de 4 300 votantes.