Logomem2

Este desafio resulta de uma parceria entre a Hidroval, a Escola Azul e o Pavilhão da Água, e tem como tema central "Água, Só Há Uma."

As Escolas Azuis são desafiadas a enviar ilustrações que reflitam diferentes perspetivas e aspetos relacionados com a água, com especial foco na sua sustentabilidade. O objetivo é que as ilustrações selecionadas façam parte do Calendário Corporativo da Hidroval para 2024.

Ao todo, 39 escolas participaram neste concurso, tendo enviado um total de 107 ilustrações. As que foram mais de encontro ao propósito da iniciativa integraram o calendário da Hidroval para 2024, enquanto todas as ilustrações participantes ficam em exposição no Pavilhão da Água (Porto) entre 12 de fevereiro e 15 de abril de 2024.

Estas foram as 39 Escolas Azuis que participaram neste concurso:

AE de Perafita, Matosinhos
JI Dr. João Santos, AE Moinhos da Arroja, Odivelas
JI Aldeia Aguçadoura, AE Aver-O-Mar, Póvoa de Varzim
JI-EB Montalvão, AE Sebastião da Gama, Setúbal

Consultem abaixo todas as regras do Concurso "Água, Só Há Uma".

Temáticas das ilustrações:

1. Consumo de água na sociedade: Esta temática aborda como a água é utilizada e consumida pela sociedade, destacando o seu uso em atividades do quotidiano, como banho, cozinha, limpeza, agricultura, construção e indústria, e a importância da gestão sustentável deste recurso.

2. Água circular: Refere-se ao processo de reutilização da água, como a reciclagem de água das chuvas para a lavagem de ruas, mostrando como a água pode ser reaproveitada de forma eficiente, contribuindo para a sustentabilidade hídrica.

3. Qualidade da água: Esta temática explora a importância da qualidade da água para a saúde humana e ambiental, destacando questões como a poluição da água, tratamento de água e a necessidade de preservar fontes de água limpa.

4. Água e energia: Aborda a relação entre a água e a produção de energia, incluindo a geração de eletricidade por meio de hidroelétricas e outras fontes de energia renovável, bem como os desafios associados à gestão sustentável desta interação.

5. Smart water - tecnologias em ação: Esta temática explora as inovações e tecnologias avançadas que estão a ser usadas para monitorizar, conservar e otimizar o uso da água, como sensores inteligentes e sistemas de gestão de recursos hídricos.

6. Acessibilidade à água para todos: Destaca a importância do acesso igualitário à água potável para todas as comunidades, independentemente da sua localização geográfica ou condição socioeconómica, e como isso é fundamental para a equidade e os direitos humanos.

Escolas Azuis elegíveis:

Todas as Escolas Azuis pertencentes à rede

Ciclos de Ensino:

• pré-escolar
  • 1º ciclo
  • 2º ciclo
  • 3º ciclo
  • secundário
  • profissional

Regras:

• Cada escola participante pode enviar até três ilustrações relacionadas com estas temáticas, expressando a sua visão única sobre a importância da água e os desafios associados a este recurso vital.
  • As ilustrações podem ser manuais ou digitais
  • É permitido o uso de ferramentas de inteligência artificial para criar as obras de arte.
  • O envio das participações é feito em formato digital (resolução mínima de 300 dpi, tamanho mínimo A4), para o e-mail  sofia.domingues@hidroval.pt, acompanhadas por informações detalhadas sobre o tema escolhido:
    • Título
    • Descrição ou Legenda
    • Nome da escola, turma e nomes dos alunos.
  • Prazo de entrega: até 2 de novembro 2023.
  • Serão selecionadas 25 ilustrações para o calendário da HIDROVAL. As escolas participantes serão informadas sobre as ilustrações selecionadas durante o mês de novembro.
  • Todas as ilustrações submetidas serão exibidas no Pavilhão da Água em 2024, numa data a determinar.

O calendário final para 2024 será enviado em formato físico a todas as escolas participantes e também divulgado no website e nas redes sociais da HIDROVAL ao longo de 2024.

Esperamos que estas temáticas e este desafio estimulem discussões saudáveis nas salas de aula, reconhecendo que as crianças de hoje enfrentarão grandes desafios relacionados com a água no futuro.