Logo mem

Duração:1 manhã
Anos Letivos: 1.º ano de escolaridade
N.º Máximo de Alunos Participantes:45 Alunos

Objetivos e Descrição Geral da Atividade:
Os alunos, em conjunto com as suas professoras, assistentes operacionais da Escola e alguns pais, fizeram uma ação de limpeza na Praia Formosa. Esta ação está incluída num plano de atividades com o intuito de promover a Literacia do Oceano e educar para as ciências do mar, aproximando os alunos da questão e problemática do lixo marinho e de como esse problema tem influência sobre nós. Ao envolver os pais, criam-se simultaneamente mais laços afetivos que poderão levar a uma mudança de atitude e à construção de uma sociedade mais azul.

Materiais Necessários:
Peneiras para recolher os microplásticos, sacos para recolher o lixo apanhado, e muito entusiasmo.

Passo a Passo:

1 - Escolha do dia mais apropriado consoante a maré. Foi escolhido o dia 10 de novembro por haver uma maré grande e a baixa mar coincidir com a manhã, período do dia mais indicado para a realização da atividade;

2 - Informação/pedido de autorização às autoridades competentes, nomeadamente Polícia Marítima, Portos dos Açores, Câmara Municipal de Vila do Porto e, obviamente, a Escola Básica e Secundária de Santa Maria;

3 - Requisição de transporte ao município;

4 - Informação/pedido de autorização/convite à participação a pais e encarregados de educação;

5 - Ação de limpeza com exemplificação / explicação durante a ação / Reportagem fotográfica

6 - Regresso à escola e pesagem do resultado: 30kg;

7- Reportagem fotográfica e publicação no FB da conta Ebssma Azul e posterior partilha com o Grupo Escola Azul.

Dicas do Professor:
Envolver os pais e iniciar este tipo de ações no 1.º ciclo foram os ingredientes certos para o sucesso.

Literacia do Oceano:
          - Perspetiva Ciência
                    - Princípio 2. O Oceano e a vida marinha têm uma forte ação na dinâmica da Terra.
                    - Princípio 6. O Oceano e a humanidade estão fortemente interligados.
         - Perspetiva Valor
         - Perspetiva Sustentabilidade

Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável:
          4 – Educação de Qualidade
          14 – Proteger a Vida Marinha
          16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes
          17 – Parcerias para Implementação de ODS

Autores:
Escola Básica e Secundária de Santa Maria
Escola EB/JI do Aeroporto e Escola EB/JI de Vila do Porto
          Profs. Cristiana Guimarães, Eduarda Melo, Florbela Cunha, Helena Batista (Coord. Escola Azul)