Logo rpmar trimmed

Este programa consiste na monitorização costeira com alunos do 5.º ano, utilizando o método desenvolvido pelo Instituto Monitoramento Mirim Costeiro do Brasil. Este método é aplicado em escolas brasileiras desde 2012 e tornou-se uma referência de projeto de ciência cidadã e literacia do oceano no Brasil e noutros países. Em 2019 o método começou a ser replicado noutras localidades da costa brasileira com o intuito de desenvolver uma Rede de Guardiões Juniores do Oceano, ligando as crianças que monitorizam a sua costa para que possam compartilhar dados, ideias e ações.

O Programa proposto às escolas portuguesas faz parte do trabalho de doutoramento da oceanógrafa Caroline Schio, fundadora do método, e será desenvolvido em parceria com o programa Escola Azul. O programa envolve 4 etapas: capacitação dos professores, aplicação do método ao longo de um ano letivo, acompanhamento/assessoria e avaliação dos resultados.

O curso de formação dos professores possui a duração de 25 horas e será realizado em regime b-learning. Na primeira fase haverá 3 encontros on-line de 2 horas e 1 encontro presencial de 8 horas para vivenciar o método na praia. Estes encontros ocorrerão entre os dias 4 a 9 de outubro de 2021, sendo que os dias dos encontros serão previamente combinados com os professores.
A segunda fase da formação corresponde à execução do programa ao longo do ano letivo de 2021/2022 e avaliação do mesmo. O curso está acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua sob nº CCPFC/RFO-40726/20 para professores da disciplina de Ciências, porém qualquer professor interessado em participar e apoiar a implementação do programa na sua escola poderá participar, contudo sem direito à créditos. Cada Escola Azul poderá inscrever até 5 professores.

Serão selecionadas 4 Escolas Azuis que se candidatem no período de 26 de maio a 11 de junho. As escolas interessadas devem enviar email para: caroschio@hotmail.com. 

Requisitos de Participação

- Ser Escola Azul;
- Estar próxima da costa e garantir logística de levar os alunos à praia (3 saídas de campo durante o ano letivo);
- Mínimo de participação no programa é de 1 turma do 5º ano e de 1 professor de Ciências por escola;
- Garantir a disponibilidade/aquisição dos materiais (ferramentas de pesquisa) para a execução do programa (lupas, pazinhas, peneiras, estacas, cordel, bússola, termómetro, tabuleiros, balde, canetas magnéticas/ímans).

Resumo do Programa

Nº Escolas participantes: 4 escolas
Nº Professores na formação: 20 professores (até 5 professores por escola, sendo no mínimo 1 professor da disciplina de Ciências)
Região das Escolas: Costa continental de Portugal
Período de inscrição: até 11 de junho de 2021
Inscrição por e-mail: caroschio@hotmail.com
Período de realização da oficina de formação: fase 1 - entre 4 a 9 de outubro de 2021 (3 encontros on-line de 2h e 1 presencial de 8h), fase 2 - ao longo do ano letivo (execução do programa).
Período de realização do programa de Monitorização Costeira: ano letivo 2021/2022

Para mais informações sobre o método do Instituto Monitoramento Mirim Costeiro visite: https://monitoramentomirimcosteiro.com.br 

Contato para esclarecimento de dúvidas: 910 950 906, Caroline.