Projeto de Investigação: Adaptação de Lens culinaris à Salinidade
Disciplinas: Ciências Experimentais; Ciências Naturais; Físico-Química; Biologia e Geologia
Duração: 3 meses
Anos Letivos: 4.º; 8.º; 9.º, 10.º e 11.º
N.º Máximo de Alunos Participantes: 100 alunos
Veja aqui em detalhe todo o Projeto de Investigação: Adaptação de Lens culinaris à Salinidade
Objetivos e Descrição Geral da Atividade:
Objetivos Científicos: Avaliar o impacto da salinidade no crescimento das lentilhas; identificar métodos para aumentar a resistência das lentilhas à salinidade; analisar as respostas fisiológicas e bioquímicas das plantas; explorar a viabilidade da plantação de lentilhas em solos arenosos costeiros; investigar o potencial de plantas não halófitas para restaurar ecossistemas costeiros.
Objetivos Pedagógicos: Desenvolver o pensamento científico nos alunos; promover a interdisciplinaridade; estimular o trabalho em equipa e a colaboração; aproximar os alunos da ciência aplicada à sustentabilidade; desenvolver habilidades laboratoriais e de análise de dados; consciencializar os alunos sobre a importância da biodiversidade e da adaptação das espécies às mudanças climáticas.
Materiais Necessários:
Sementes de lentilhas; água da torneira; sal marinho; um tabuleiro de alumínio; 4 frascos de vidro; 4 garrafas de plástico; um copo de vidro graduado; uma seringa de 10 ml; uma balança; uma colher pequena (1 g); uma régua de plástico; um lápis e um caderno; 2 vasos; areia das dunas; computador; projetor
Passo a Passo:
1 – Pesquisa teórica na literatura científica sobre o problema da erosão costeira, adaptação das plantas dunares à salinidade, efeito epigenético nas plantas com a exposição ao stresse salino, relação das alterações climáticas e subida do nível do mar, dunas como barreiras naturais e eficientes contra o avanço do mar, importância das raízes das plantas na fixação das areias das dunas.
2 – Primeiros ensaios com diferentes materiais e diferentes sementes: realizar uma série de ensaios experimentais para descobrir qual o modelo biológico vegetal ideal para se fazerem as experiências de adaptação à salinidade.
3 – Estabelecimento do protocolo ideal para as experiências de resistência das plantas à salinidade.
4 – Experiências com as lentilhas com o objetivo de se investigar qual a sua tolerância a diferentes salinidades.
5 - “Adaptação” das lentilhas durante 3 semanas à salinidade estimulante.
6 - Registo (fotos, observação do vigor das plantas, medições da raiz, do caule, nº de folhas, etc.) e análise estatística dos resultados (tabelas e gráficos).
7 - Teste final de resistência das lentilhas “adaptadas” à salinidade em vaso de areia das dunas.
8 - Apresentação e publicação dos resultados da investigação científica
Dicas do Professor:
Organização dos alunos em grupos de investigação; solicitar aos alunos um registo sistemático dos dados; disponibilizar 5 minutos por aula para que os alunos possam desenvolver o seu projeto de investigação; a disciplina de matemática pode ser também envolvida no desenvolvimento do projeto.
Saiba Mais:
- Carter, R. W. G. (2013). Coastal Environments: An Introduction to the Physical, Ecological, and Cultural Systems of Coastlines. Academic Press.
- Maun, M. A. (2009). The Biology of Coastal Sand Dunes. Oxford University Press.
- Rozema, J., & Flowers, T. (2008). Ecology of Halophytes: Salt Tolerant Plants and Environmental Sustainability. Springer.
- Munns, R., & Tester, M. (2008). Mechanisms of salinity tolerance. Annual Review of Plant Biology, 59, 651-681.
- Foolad, M. R. (1996). Response to selection for salt tolerance during seed germination in tomato, and comparison of responses during germination and vegetative growth. Journal of the American Society for Horticultural Science, 121(6), 1006-1011.
- Zhu, J. K. (2001). Plant salt tolerance. Trends in Plant Science, 6(2), 66-71.
Literacia do Oceano:
- Perspetiva Ciência
- Princípio 1. A Terra tem um Oceano global e muito diverso.
- Princípio 2. O Oceano e a vida marinha têm uma forte ação na dinâmica da Terra.
- Perspetiva Sustentabilidade
Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável:
11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis
15 – Proteger a Vida Terrestre
Autores:
Agrupamento de Escolas Gândara Mar, Tocha.
Professores Hamilton Correia e Isabel Roque