Desafio Oceano 2030
Disciplinas: Português, Inglês, Francês, Espanhol, Alemão, Biologia, Geografia, Gestão Ambiental, Ciências do Mar, Artes
Duração: 2 horas
Anos Letivos: Todos
N.º Máximo de Alunos Participantes: Sem limite
Objetivos e Descrição Geral da Atividade:
Esta atividade foi iniciada em 2020/21, com continuidade no presente ano letivo. Alunos de todos os níveis de ensino deverão escrever cartas aos Chefes de Estado de todo o mundo, em tantas línguas quantas possíveis, com ou sem ilustrações, pedindo que façam tudo o que esteja ao seu alcance para que, até 2030, 30% dos oceanos globais estejam totalmente protegidos e para que os níveis de proteção dos restantes 70% sejam aumentados. As cartas devem explicar quais as razões para a necessidade de proteger os oceanos, os seus habitats e as espécies que neles vivem, bem como os impactos da não proteção nos seres humanos. Usar papel reciclável e explicar isso na carta. As cartas e os envelopes deverão levar os logotipos das escolas e da Escola Azul, impressos ou em autocolantes. Todas as cartas são enviadas no dia 8 de junho para aumentar o impacto da iniciativa. Os objetivos são chegar ao maior número possível de países e Chefes de Estado; pôr Portugal e as nossas escolas no centro da luta pela proteção dos oceanos, e mostrar aos nossos alunos que eles são o futuro do planeta e têm uma palavra a dizer sobre as tomadas de decisão relacionadas com o ambiente.
Materiais Necessários:
Papel de carta, envelopes, etiquetas autocolantes, impressora, selos de correio, material de desenho e pintura.
Passo a Passo:
1 - Os alunos pesquisam na internet os países para onde querem enviar as cartas, e as moradas e nomes dos respetivos Chefes de Estado.
2 - Os alunos fazem um rascunho das cartas e um esboço de desenhos que queiram incluir.
3 - As cartas são corrigidas pelos professores das diversas línguas, ou por native speakers familiares, amigos etc.
4 - Impressão do papel de carta e envelopes, com os logotipos da escola e do desafio.
5 - As ilustrações são feitas no papel definitivo, após aprovação dos esboços e com a ajuda dos professores de artes.
6 - As cartas são passadas a limpo já no papel definitivo.
7 - São colocados os selos e escritos os endereços e nomes dos destinatários nos envelopes.
8 - As cartas são inseridas nos envelopes e fechadas.
9 - No dia 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos, as cartas são enviadas pelo correio.
Dicas do Professor:
Dar alguns dias para os alunos terem tempo suficiente para fazerem as cartas e envelopes corretamente.
Literacia do Oceano:
- Perspetiva Ciência
- Princípio 1. A Terra tem um Oceano global e muito diverso.
. - Princípio 2. O Oceano e a vida marinha têm uma forte ação na dinâmica da Terra.
. - Princípio 3. O Oceano exerce uma influência importante no clima.
- Princípio 4. O Oceano permite que a Terra seja habitável.
- Princípio 5. O Oceano suporta uma imensa diversidade de vida e de ecossistemas.
- Princípio 6. O Oceano e a humanidade estão fortemente interligados.
- Princípio 7. Há muito por descobrir e explorar no Oceano.
- Perspetiva História
- Perspetiva Geografia
- Perspetiva Igualdade de Género
- Perspetiva Cultura
- Perspetiva Valor
- Perspetiva Sustentabilidade
Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável:
2 – Erradicar a Fome
3 – Saúde de Qualidade
4 – Educação de Qualidade
6 – Água Potável e Saneamento
7 – Energias Renováveis e Acessíveis
8 – Trabalho e Crescimento Económico
9 – Indústria, Inovação e Infraestruturas
11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis
12 – Produção e Consumo Sustentáveis
13 – Ação Climática
14 – Proteger a Vida Marinha
15 – Proteger a Vida Terrestre
Autores:
Aljezur International School
Maria João Sacadura, Karen Whitten, Silvia Catarino, Giacomo Osti, Tycho Huussen, Daniela da Silva, Bettina, Sónia, Alejandro Prat