Image 03

O QUE É?

O projeto Escola Azul pretende distinguir as escolas que trabalham o oceano e comprometê-las a participar decisivamente na formação de jovens com maior literacia do oceano. É coordenado pela Direção-Geral de Política do Mar, pelo Oceanário de Lisboa e pela Ciência Viva.

Literacia do oceano define-se como a compreensão da influência do oceano em nós e da nossa influência no oceano. Esta compreensão não deve ser exclusivamente teórica. Uma pessoa literata no oceano traduz os seus conhecimentos em mudanças de atitude efetivas que servem de impulso à construção de uma sociedade mais azul. 

Com este objetivo em vista, procura-se estimular as escolas a trabalhar o oceano de um modo estruturado, interdisciplinar e vertical. Pretendemos que o trabalho em torno do oceano não se restrinja ao contexto de sala de aula e que tenha reflexo a nível social, quer a partir do envolvimento das comunidades locais, quer na participação de diferentes atores do setor do mar. 

Este projeto é dirigido a instituições de ensino, públicas ou privadas, que queiram ou estejam a desenvolver projetos ligados ao oceano. Conta com a parceria de uma grande variedade de entidades ligadas ao mar, salientando desde logo as diferentes dimensões em que o oceano pode ser trabalhado.

O QUE FAZ UMA ESCOLA AZUL?

  1. Desenvolve projetos sobre o oceano.
  2. Estimula os alunos a agir, intervir e decidir.
  3. Envolve diferentes disciplinas.
  4. Integra alunos de diferentes idades.
  5. Inclui a comunidade local.
  6. Interage com o setor do mar.
  7. Responsabiliza professores e alunos como embaixadores. 
  8. Comunica as suas ações.
Diagrama pt